Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Imagina o teu ciclo menstrual como os programas de uma máquina de lavar. Quando uma fase está concluída, passa automaticamente para a seguinte.

Um ciclo menstrual é o período de tempo que ocorre desde o 1º dia da menstruação até ao dia antes da menstruação começar, no mês seguinte.

Geralmente um ciclo tem entre 28 a 32 dias, mas podem ser ciclos relativamente maiores ou mais pequenos. Os ciclos dependem de mulher para mulher, tal como a mesma mulher tem vários ciclos menstruais ao longo da vida.

FASES DO CICLO MENSTRUAL

O primeiro dia de um ciclo menstrual é o primeiro dia em que aparece a menstruação. Cada ciclo é dividido em três fases: folicular, ovulatória e luteiníca.

1º Fase

O ovário contém folículos (pequenas bolhas, com a dimensão da cabeça de um alfinete) na superfície do ovário. Um destes folículos vai-se desenvolver atingindo o tamanho de quase uma ervilha. Este processo demora cerca de 14 dias e é a primeira fase do ciclo menstrual que dá pelo nome de fase folicular.

2º Fase

Depois dos 14 dias da primeira fase, o folículo rompe-se e dá-se a ovulação. Isto é, o processo em que o óvulo desce através das trompas de Falópio, esperando ser fecundado pelos espermatozóides. Se a fecundação não existir, o óvulo vai continuar a sua viagem descendente. Esta segunda fase é denominada por fase ovulatória.

3º Fase

Quando se dá o rompimento do folículo e a libertação do óvulo, o corpo passa por uma transformação fisiológica, criando uma massa amarela intitulada de “corpo amarelo”. Como não há fecundação, ou seja, encontro entre o óvulo e o espermatozóide, o corpo amarelo começa a degenerar-se, saindo depois com o fluxo sanguíneo – menstruação. Esta é a última fase e chama-se fase luteiníca.

Quando esta fase termina estás de regresso a um novo ciclo menstrual, e recomeça a primeira fase.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: