Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Os rapazes não “ficam com os espermatozóides”, os rapazes produzem espermatozóides, que serão libertados através da uretra, durante a ejaculação.

A tua questão está relacionada com a resposta sexual masculina, que por sua vez está extremamente ligada à elaboração de fantasias mentais, à visualização do objecto do desejo e às carícias das zonas erógenas. Este tipo de resposta sexual passa normalmente por quatro fases:

  1. Desejo;
  2. Excitação;
  3. Clímax ou orgasmo;
  4. Resolução ou regresso ao ponto inicial.

Fases de desejo e de excitação

O desejo pode ser desencadeado por estímulos internos ou externos; o simples facto de vermos alguém que nos atrai ou sentir o cheiro dessa pessoa pode ser suficiente para o desencadear. O modo como pensamos e nos sentimos física e emocionalmente influenciam o desejo, sendo este variável de pessoa para pessoa e em diferentes momentos ao longo da vida. Biologicamente está dependente, nos dois sexos, dos níveis sanguíneos de testosterona.

A primeira resposta fisiológica do homem na fase da excitação é a erecção do pénis. À medida que a estimulação aumenta, o homem sente-se mais excitado, respira de um modo ofegante e pode sentir-se tenso e transpirado.

Fase de clímax ou orgasmo

Com o aumento da excitação, o homem atinge um ponto de onde será difícil retroceder e ao qual se segue a ejaculação.

Ao ejacular atinge o clímax, ou seja, um aumento súbito de tensão seguido de uma sensação de bem-estar e de calma.

Esta fase compreende dois fenómenos essenciais:

  • a ejaculação: expulsão do líquido seminal.
  • o orgasmo: sensação de prazer intenso, a qual acompanha essencialmente o segundo tempo da ejaculação. A respiração ofegante, o aumento de pulsação e da tensão arterial, assim como um aumento de transpiração, são sintomas que demarcam esta fase.

Fase de resolução

Traduz-se essencialmente na perda de erecção: o pénis volta ao tamanho inicial /estado de flacidez. O corpo relaxa o homem fica num estado de calma, de descontracção e por vezes de sonolência.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: