Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Costeletas grelhadas com Espargos Verdes, Feijão Preto e Tomatinhos

P1011069

Ingredientes para 2 pessoas:

2 costeletas de porco
1 lata pequena de feijão preto
1 embalagem de tomate cherry
6 espargos verdes
1/2 cebola pequena
1 dente de alho
1 folha de louro
Sal para Grelhados(Sal Marinho Tradicional + alho + oregãos + alecrim) das Salinas Eiras
Largas
Salicórnia para Saladas (salicórnia seca + oregão) das Salinas Eiras Largas
azeite q.b.

Preparação:

Tempere as costeletas e os espargos já arranjados com o sal para grelhados. Leve a grelhar sobre a brasa, ou nem grelhador electrico. Entretanto prepare o feijão preto. Leve ao lume um tachinho com um pouco de azeite e deixe refogar a cebola picada com o alho e a folha de louro. Adicione todo o conteúdo da lata de feijão, reduza o lume para o mínimo e deixe apurar.
Lave e seque o tomate cherry. Corte-o depois ao meio e tempere-o com azeite e a salicórnia para saladas.
Sirva as costeletas grelhados com o feijão, a salada de tomate temperada com salicórnia e os espargos verdes grelhados e regados com um fio de azeite.

http://paracozinhar.blogspot.pt/

Omeleta de salicórnia e pimento italiano

1_9455

Ingredientes

+/-120g de salicórnia (Salicornia ramosíssima) 1 pimento doce italiano 3 dedos de chouriço de carne 4 ovos azeite, q.b.
Preparação
Lavar a Salicórnia em água abundante, fatiar o pimento e o chouriço e juntar aos os ovos préviamente batidos.
Levar uma frigideira com um fio de azeite ao lume, estando quente deitar os ovos e aos poucos enrola-los para formar a omeleta.

Arroz de peixe e camarão com salicórnia

salicornia3
Ingredientes (para 4 pessoas): 2 postas de corvina, 200g de camarão, 1 cebola pequena picada, 1 dente de alho, 3 colheres de sopa de azeite, 1 ½ copo de arroz carolino, ½ copo de vinho branco, 800g da água da cozedura, 1 colher de chá de salicórnia seca, coentros e cebolinho frescos picados
(T): Coloque um tacho com água ao lume. Quando ferver junte as postas de peixe e o camarão e deixe cozinhar por 5 minutos. Coe a água da cozedura e reserve. Limpe o peixe de peles e espinhas e descasque o camarão. Pique a polpa do peixe e os camarões e reserve. Refogue a cebola e o alho no azeite. Junte o arroz e envolva bem. Refresque com o vinho e deixe-o evaporar um pouco. Junte a água da cozedura aos poucos, mexendo sempre, e aromatize com a salicórnia. Deixe cozinhar até o arroz estar macio. Junte o peixe, o camarão e polvilhe com os coentros e o cebolinho. Envolva delicadamente e deixe o tacho tapado até servir.

http://figolampo.blogspot.pt/

Anchova assada com limão e salicórnia

anchova

Ingredientes: 1 anchova com cerca de 1kg, 1 cebola grande, 1 limão médio, 1 raminho pequeno de tomilho fresco, 1 copo de vinho branco, 1 colher café de salicórnia seca, sumo de limão, sal aromatizado com alho, oregãos e alecrim da Casa do Sal da Figueira da Foz, azeite, batatinhas novas

(T): Corte as cebolas em meias luas finas e disponha no fundo de um refractário. Faça o mesmo com o limão. Regue com bastante azeite e salpique com um pouco de sal aromatizado e algum tomilho. Faça uns cortes longitudinais no peixe e disponha-o por cima da cebolada. Lave as batatinhas, corte-as ao meio e coloque-as no tabuleiro a circundar o peixe. Misture 1 colher de café de salicórnia com 2 colheres de chá de sumo de limão e pincele o peixe.
Regue com mais azeite e o vinho branco. Salpique com o restante tomilho e leve ao forno a 180º, durante cerca de 30/40 minutos.

http://figolampo.blogspot.pt/

%d bloggers like this: