Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

 

 

sida

A Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Infeção VIH, SIDA e Tuberculose, assinala no dia 1 de dezembro o Dia Mundial da SIDA com uma edição especial da Newsletter dedicada a esta data comemorativa.

De acordo com os relatórios da Unidade de Referência e Vigilância Epidemiológica do Departamento de Doenças Infeciosas do Instituto Ricardo Jorge e do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças (ECDC)/Organização Mundial da Saúde, constata-se que, no ano de 2015, foram diagnosticados, em Portugal, 990 novos casos de infeção por VIH, correspondendo a uma taxa de 9,6 novos casos por 100.000 habitantes, não ajustados para o atraso da notificação.

Durante o mesmo ano, registaram-se 238 novos casos de SIDA em adultos (idade igual ou superior a 15 anos) equivalendo a uma taxa de 2,3 casos de SIDA por 100.000 habitantes).

Analisando a década de 2005-2014, verifica-se um decréscimo importante e com uma tendência de uma redução sustentada do número de casos de infeção por VIH e de SIDA em Portugal que se expressa na diminuição de 50% do número de novos casos de infeção por VIH-1 e de 69,3% de novos casos de SIDA notificados segundo o ano de diagnóstico.

Para mais informações consulte também o Relatório Infeção VIH/SIDA – Situação em Portugal em 2015.

 Fonte: http://www.dgs.pt/
Licínia Simões – coordenadora do PES

%d bloggers like this: