Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

PREVENÇÃO RODOVIÁRIA – Ações de FISCALIZAÇÃO EDUCATIVA – MÊS de NOVEMBRO

5

A UCC de Anadia e a Escola Segura de Anadia – GNR irão em parceria promover ações de fiscalização educativa durante o mês de Novembro nos estabelecimentos de ensino – Público, Privado e IPSS´s. Para tal alertamos a comunidade educativa que sejam garantidos o transporte de crianças de forma segura. Estas ações pretendem sensibilizar pais e educadores para as boas práticas de transporte seguro de crianças. Recordamos que o transporte de crianças em automóvel encontra-se regulamentado em Portugal pelo artigo 55º do código da Estrada (DL nº 44/2005 de 23 de Fevereiro, alterado pelo DL nº 72/2013 de 3 de Setembro).

As crianças enquanto peões são as vítimas mais susceptíveis de acidente de viação e de morte. Entre os 5-14 anos é a idade de maior risco. As crianças enquanto peões representam 5-10% de todas as mortes por acidente de viação nos países ricos. As crianças enquanto passageiros de veículos representam 50% de todas mortes por acidentes de viação nos países ricos. ƒ As crianças sem protecção têm maior probabilidade de serem mortos em colisões do que aquelas que usam sistemas de retenção adequados. (DGS, 2015)

Em Portugal, nos últimos cinco anos os dados de sinistralidade rodoviária relativos a crianças têm vindo a melhorar, com uma redução de mais de 55% no número de vítimas mortais, de 22% nos feridos graves e de 19% nos feridos leves. No total, de 2010 a 2014 morreram 69 crianças nas estradas portuguesas, oito das quais em 2015. A maior parte dos acidentes com vítimas aconteceram dentro das localidades, que concentram aliás 74% das crianças que perderam a vida (ACP, 2015).

Como medidas de ação pretende-se incentivar o uso de equipamento de protecção nos veículos, tais como sistemas de retenção de crianças, bancos elevatórios para crianças e cintos de segurança à frente e atrás.

Com esta medida pretende-se dar cumprimento às medidas de segurança e o uso eficaz de sistemas de retenção, segundo estes responsáveis a escolha das cadeiras Auto devem respeitar  Regras básicas (Fundación Mapfre, 2015):

– O Peso da criança (A criança nunca deve usar uma cadeira que ultrapasse o peso máximo indicado)

– A Altura (As cadeiras homologadas pelo R129, i-Size indicam altura mínima e máxima das crianças

– A idade (As criança devem viajar em cadeirinhas voltadas para trás até o mais tarde possível idealmente até aos 3 anos)

– Local de Compra do equipamento (Optar por vendedores bem informados, ajuda na instalação, flexibilidade de devolução)

– A cadeira deve ser Homologada pelo R 44 ou R 129 – é esse o fator que garante que cumpre os requisitos mínimos de segurança exigidos pelas normas e regulamentos em vigor na Europa. As cadeiras homologadas apresentam num local visível a respectiva “etiqueta” de Homologação.

Compreendendo as dificuldades das famílias e cuidadores nesta temática a UCC Anadia encontra-se disponível para esclarecimento de dúvidas ou outras informações em horário previamente agendado.

Morada: Unidade de Cuidados na Comunidade de Anadia
ACES Baixo Vouga
Morada: Avenida Eng. Tavares da Silva –  3780-203 Anadia
Telf: 231 519 609 ; Telm: 912 507 285
Email: ucc-anadia@csanadia.min-saude.pt/ uccanadia@gmail.com

Silvana Ferreira Marques

Coordenadora da Unidade de Cuidados na Comunidade

3

4

67

%d bloggers like this: