Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Projeto “Conta, Peso e Medida”

“Benefício da Atividade Física para o combate à obesidade”

5

Realizou-se no passado dia 11 de Maio, na Escola Básica e Secundária de Anadia o workshop “Benefício da Atividade Física para o combate à obesidade”. Com este workshop foi o culminar de todo um projeto criado pelo Departamento de Saúde Pública da ARS Centro e desenvolvido numa parceria entre o Centro de Saúde de Anadia e a EBS de Anadia.

O projeto tinha como objetivo diminuir a obesidade e fatores de risco associados, modificar os comportamentos através da orientação alimentar adequada e promover  atividade física através de ações lúdico /  pedagógicas, ajudando a criar estilos de vida saudáveis na família.

Iniciou-se com a avaliação física dos alunos do 5º e 6º ano, seguido de um tratamento de dados e identificação do percentil em que o aluno se encontra. Se o percentil for superior a 97 será encaminhado para o projeto.

Depois de os alunos identificados para o projeto, foi realizada uma reunião com a equipa de saúde familiar, uma consulta de nutrição e participação em workshops sobre mudança comportamental, obesidade e alimentação saudável.

Também, iniciaram às quartas-feiras, das 14h30 às 16h00, no ginásio da escola, a atividade física semanal organizada e dinamizada pelo núcleo de estágio de Educação Física da Escola Básica e Secundária de Anadia. Nestes períodos, os alunos exercitavam o físico, através de circuitos de condição física e jogos pré-desportivos, e iriam sendo retiradas medições com uma balança tanita, onde era verificado a evolução da % Massa gorda, % Massa Muscular, Massa Óssea, % Água Corporal.

6

Estas atividades tinham como objetivo a intervenção no físico dos alunos, e para isso foram realizados planos de treino de acordo com as necessidades dos alunos, contando com a preciosa ajuda do material de fitness disponível na escola.

Para finalizar o projeto, os alunos participaram no workshop “Benefício da Atividade Física para o combate à obesidade”, organizado e dinamizado pelo Núcleo de Estágio de Educação Física da Escola Básica e Secundária de Anadia, onde estiveram acompanhados pelos seus Encarregados de Educação, de forma a sensibilizar as duas partes nesta temática. Este workshop foi dividido em duas partes, uma mais teórica e uma prática. Numa apresentação muito breve foram dadas algumas informações sobre como combater a obesidade,  tendo uma alimentação saudável e praticar atividade física regular, de modo a levar a um estilo de vida saudável. Principlamente para os Encarregados de Educação mas também para os alunos, foram dadas dicas extremamente úteis para levarem uma alimentação saudável e simples, respeitando a importante roda dos alimentos. Novamente mais dirigido aos Encarregados de Educação, a importância da atividade física foi salientada, de modo à família incentivar os seus educandos para a prática de exercício, escolherem fazer programas em família como andar de bicicleta, ou dar caminhadas, fortalecendo a relação familiar enquanto exercitam o físico. Na parte final desta apresentação foram entregues aos alunos um documento com algumas mudanças na sua rotina que ajudariam bastante para manter um estilo de vida saudável e um plano de treino exequível para pais e alunos poderem realizar em casa, utilizando materiais acessíveis, como por exemplo garrafas ou garrafões de água.

7

Na segunda parte do workshop, prática, foi explicado o plano de treino que poderiam fazer, demonstrando cada exercício utilizado, e que músculos estariam a ser solicitados.

Assim o Núcleo de Estágio de Educação Física da Escola Básica e Secundária de Anadia terminou a sua intervenção neste projeto, após sete semanas de atividade física (10, 17 e 24 de Fevereiro, 2 e 9 de Março e  6 e 27 de Abril), e a realização do workshop “Benefício da Atividade Física para o combate à obesidade”.

Núcleo de Estágio de Educação Física

Orientador de estágio – prof. Rui Luzio

%d bloggers like this: