Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

20160421_193937

Nos passados dia 3 e 4 maio no polo escolar de Sangalhos e Avelãs foi testado  o plano de prevenção e emergência da escola. Integrado no projecto Ser Protegido e dinamizado pela Equipa da UCC Anadia em articulação com Agrupamento de Escolas de Anadia, esta actividade contou com a participação dos Bombeiros Voluntários de Anadia, Câmara Municipal de Anadia, Juntas de Freguesia, GNR de Anadia e INEM.

IMG_9811

 Segundo coordenadora da UCC Silvana Marques esta actividade pretende desenvolver procedimentos de planeamento, de coordenação e de conduta que melhorem as condições de segurança dos alunos e professores em situação de emergência impostas por evacuação urgente da escola, informar a população da área envolvente e os familiares dos alunos, para evitar situações de pânico, mobilizar os meios de socorro. Um Plano de Prevenção e Emergência pode, segundo esta responsável definir-se como a sistematização de um conjunto de normas e regras de procedimento, destinadas a evitar ou minimizar os efeitos das catástrofes que se prevê possam vir a ocorrer em determinadas áreas, gerindo, de uma forma optimizada, os recursos disponíveis. Assim, um Plano de Prevenção e Emergência constitui um instrumento simultaneamente preventivo e de gestão operacional, uma vez que, ao identificar os riscos, estabelece os meios para fazer face ao acidente e, quando definida a composição das equipas de intervenção, lhes atribui missões. Tem sido, ao longo dos últimos anos, desenvolvido esta actividade nas escolas de forma a criar condições para que os acidentes não ocorram e contribuindo para a aquisição de hábitos de segurança. Queremos promover esta actividade em todas as escolas do concelho. Este ano estiveram envolvidos à volta de 200 alunos, 40 docentes e 30 auxiliares apoio educativos e alguns encarregados de educação. Esta actividade para além do exercício de Simulacro, contou ao longo de algumas semanas de acções teóricas em sala de sala, treino de evacuação e formação específicas para docentes e não docentes de utilização de extintores.

IMG_9803

Razões que nos levam a desenvolver este projecto nas escolas :

– Identificar os riscos e procurar minimizar os seus efeitos;

– Estabelecer cenários de acidentes para os riscos identificados;

– Definir princípios, normas e regras de actuação face aos cenários possíveis;

– Organizar os meios e prever missões para cada um dos intervenientes;

– Permitir desencadear acções oportunas, destinadas a limitar as consequências do sinistro;

– Evitar confusões, erros, atropelos e a duplicação de actuações;

– Prever e organizar antecipadamente a evacuação e intervenção;

– Permitir rotinar procedimentos, os quais poderão ser testados, através de exercícios e simulacros.

IMG_9797

Objectivos  do projecto:

– Dotar as escolas de um nível de segurança eficaz;

– Limitar as consequências de um acidente;

– Sensibilizar para a necessidade de conhecer e rotinar procedimentos de autoprotecção a adoptar, por parte de professores, funcionários e alunos, em caso de acidente;

– Co-responsabilizar toda a população escolar no cumprimento das normas de segurança;

– Preparar e organizar os meios humanos e materiais existentes, para garantir a salvaguarda de pessoas e bens, em caso de ocorrência de uma situação perigosa.

– Conhecimento real e pormenorizado das condições de segurança do estabelecimento escolar;

– Corrigir as situações disfuncionais detectadas;

– Maximização das possibilidades de resposta dos meios de 1.ª intervenção;

    – Organização dos meios humanos, tendo em vista a actuação em situação de emergência;

– Elaboração de um plano de evacuação das instalações escolares;

– Elaboração do plano de actuação.

 

IMG_9817

 

Enquanto coordenadora do Projeto agradeço a excelente participação da equipa dos  Bombeiros  Voluntários de Anadia sob a Comando da Srª Comandante Ana Matias, à Câmara Municipal pela resolução das disfunções encontradas nos respectivos estabelecimentos, aos Professores  e pessoal não docente dos polos escolares pela participação da actividade localmente, à GNR Anadia e especialmente ás crianças que tiveram nota máxima na eficácia e eficiente dos procedimentos ensinados.

 

Silvana Marques

Coordenadora da UCC Anadia

%d bloggers like this: