Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

IMG_8625

Nos dias 28 e 29 de dezembro de 2015, decorreu na Escola Básica e Secundária de Anadia um Curso de Primeiros Socorros, promovido pelo PES e com o apoio do Centro de Saúde de Anadia, mais especificamente, da Unidade de Cuidados à Comunidade. Esta ação de formação foi orientada pelo enfermeiro António Rui Resende e teve a participação de 19 elementos do Agrupamento de Escolas de Anadia: professores de diversas áreas de ensino, educadores de infância, professores do 1º ciclo e técnicos operacionais de educação.

IMG_8629

No primeiro dia, recorrendo a imagens e a um PowerPoint, o enfermeiro Rui R. expôs aos presentes as situações prioritárias que obrigam a cuidados de primeiros socorros, bem como as características e qualidades que deve possuir um socorrista. Apresentou, ainda, casos de primeiros socorros, que exemplificou, tendo a audiência contribuído também com alguns exemplos da sua própria experiência com alunos. Como o próprio orador referiu, o AEA, em termos de problemas de saúde, em 204/15, apresentou sobretudo quedas e entorses, pelo que foi dada maior ênfase a estes aspetos.

IMG_8640

Seguidamente, e relativamente ao suporte básico de vida, o enfermeiro elencou os passos fundamentais para abordar e ressuscitar vítimas com sucesso. Após as sessões, concluiu-se que seria ideal que toda a população atingisse o segundo elo, dos quatro que esta escala de sobrevivência possui, o mesmo que os formandos se congratularam por ter alcançado, depois da parte prática que teve lugar na tarde do último dia. E assim terminou a formação em primeiros socorros, aplicando os conceitos teóricos enunciados em supostas vítimas de acidentes, eletrocussão, paragem respiratória, entorse/fratura, etc.

IMG_8644

Há que continuar a refletir e a insistir nestes temas, pois tal como dizia Fernando Pessoa “Uma das formas de saúde é a doença. Um homem perfeito, se existisse, seria o ser mais anormal que se poderia encontrar”, por isso nunca é de mais adquirir conhecimentos que nos possam ajudar a salvar uma vida.

IMG_8649

Texto – Nelly Moreira

Fotos – Licínia Simões

%d bloggers like this: