Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

1 ciclo

I Mostra de Sopas do Agrupamento de Escolas de Anadia – 1.º CEB / Pré-Escolar: CE de Arcos; CE de Sangalhos; CE de Avelãs; CE de Paredes do Bairro; EB1 de Aguim; EB1 de Chãozinho; EB1 de Moita; EB1 de Poutena e EB1 de Vila Nova de Monsarros

Decorreu no passado dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a “I Mostra de Sopas”, atividade integrada no Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Anadia. Foi a primeira vez que esta iniciativa foi alargada ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, tendo cada um dos estabelecimentos organizado a atividade de acordo com a sua realidade e características próprias.

O desafio lançado aos pais e encarregados de educação para virem à escola mostrar as suas sopas tinha como principal objetivo o incentivo ao consumo de vegetais como parte fundamental de uma alimentação saudável bem como a promoção da relação escola-comunidade. Em algumas escolas, a cantina escolar e as IPSS que trabalham diretamente com alguns dos estabelecimentos também se quiseram associar, colaborando na organização e contribuindo com a sua sopa.

Na semana que antecedeu o Dia Mundial da Alimentação, as turmas iniciaram todo um trabalho de preparação sobre o tema, transversal a todas as áreas (convites, receitas, cartazes, narrativas, textos informativos; inventaram-se e resolveram-se problemas, trabalhou-se a organização e tratamento de dados; estudou-se a Roda dos Alimentos e todas as regras de uma alimentação saudável; cantaram-se canções, fizeram-se ilustrações e decorações).

No dia 16 de outubro, as portas abriram-se a toda a comunidade num salutar convívio intergeracional, muito participado, tendo excedido todas as expetativas. Numa hora do almoço diferente, a sopa foi a rainha do dia e gerou uma confraternização muito agradável. Entre conversas, sorrisos, gargalhadas…, de malga e broa na mão, todos provaram (e aprovaram) as deliciosas sopas preparadas com muito amor, regressando a casa ou ao trabalho de barriga e coração cheio!

Alguns estabelecimentos associaram à iniciativa outras atividades como a Feira Outonal, Feirinha Doce, confeção de sobremesas e compotas, mostra de fruta e exposições sobre os trabalhos realizados ao longo da semana.

Para efeitos estatísticos, registamos a participação de onze escolas, com mais de oitenta sopas e de cerca de quinhentos visitantes.

Fica a vontade de repetir!

Sara Ferreira

(Texto enviado para o Jornal da Bairrada)

%d bloggers like this: