Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

ccc

CASA DO POVO DE VILARINHO DO BAIRRO            dia 24/11 às 10h30

–  alguns alunos do 9º ano e o 8ºC de Anadia

cuida-te 001

cuida-te 002

cuida-te 003

Constitui preocupação da Associação USINA encontrar metodologias de intervenção na área da “prevenção do risco” que se verifiquem mais próximas dos interesses dos alunos e, por isso, se revelem mais eficazes.

 A comunicação através do Teatro-Debate tem-se revelado um meio privilegiado de levar os jovens a dialogar sobre as dificuldades de comunicação com que muitas vezes se deparam perante diversas situações problemáticas do seu dia-a-dia.

Metodologia 

 A sessão de debate teatral inicia-se pela representação de uma peça de teatro composta por pequenas histórias relacionadas com temáticas específicas, que reproduzem situações comuns no dia-a-dia dos adolescentes. Após a representação da peça na sua totalidade, com a duração de aproximadamente 30 minutos, são escolhidas algumas das situações para serem de novo apresentadas. Desta vez os jovens presentes intervêm quando acham que devem, colocam as suas propostas de atuação, os seus caminhos, as suas abordagens, procurando em palco explorar de forma diferente as situações problemáticas que se lhes deparam.

Esta segunda parte passa-se num tempo limitado: cerca de 90 minutos.

Interpretam a peça uma equipa de 2 ou 3 atores, conforme o tema, acompanhados por um moderador que apresenta o espetáculo e claro está, modera o debate.

Cena 1: O primeiro passo

Tema: Iniciar uma relação

Hugo e Luísa já se viram nos corredores da escola… A sua timidez torna difícil a primeira conversa… Para que haja uma relação é preciso que haja um encontro… Mas para haver um encontro é preciso que alguém dê o primeiro passo…

Cena 2: Uma questão de equilíbrio

Tema: Gestão da relação

Numa relação nem sempre é simples encontrar o seu espaço e saber respeitar o espaço do outro. Joana e Luís já namoram mas ele não gosta da maneira de vestir dela e ela é muito ciumenta… Como resolver esta situação? Talvez seja tudo uma questão de equilíbrio.

Cena 3: Como sair desta?

Tema: Como terminar uma relação

Começar uma relação é uma coisa, terminá-la acarreta outros problemas… Sobretudo quando não se quer magoar o outro. Este é o dilema do Diogo em relação à Patrícia… Ela está muito apaixonada, com ele as coisas são um pouco diferentes.

Cena 4: Uma ocasião especial

Tema: início da sexualidade

Pela primeira vez, desde que começaram a namorar, o Miguel e a Marta  tem a oportunidade de passarem a noite juntos. O Miguel deseja-o muito, mas a Marta não se sente ainda preparada. O que se irá passar?

Cena 5: A primeira vez

Tema: dúvidas e questões sobre a relação sexual

João e Rita estão numa festa! E nessa festa existem muitos quartos vagos no andar de cima…

Mas e se “ele não gostar do meu corpo?” e se “ela não gostar das minhas carícias?”… Como propor o preservativo? O que fazer com todas estas dúvidas?

Cena 6: A cada um o seu papel

Tema: Contraceção

A dois partilha-se tudo ou será que numa relação cada um tem o seu papel?

Após o rompimento do preservativo durante uma relação, Paulo e Teresa são postos perante a necessidade de encarar o risco de uma gravidez não desejada e a questão da contraceção de emergência…

Cena 7: À beira – mar

Tema: Infidelidade e doenças sexualmente transmissíveis

João e Carolina já namoram a algum tempo e têm plena confiança um no outro. Já fizeram análises e já sabem que está tudo bem… Decidiram deixar de usar o preservativo e Carolina toma a pílula…

Estão agora a passar férias juntos pela primeira vez, mas Carolina está um pouco estranha

O que fazer quando não se tem coragem para contar coisas muito importantes às pessoas que mais amamos?

Equipa PES

%d bloggers like this: