Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

É a primeira vez que tomo a Noregyna e muitas dúvidas pairam em minha cabeça. Tomei no 1º dia do meu ciclo menstrual, somente depois fui ler a bula e me deparei com a observação de pessoas que sofrem de enxaqueca, e infelizmente as minhas crises estão mais constantes. Pensando no uso que faço do remédio (Neosaldina) para combater a enxaqueca e entre outras coisas vem as seguintes perguntas: Será que tem algum problema na combinação dos princípios ativos de cada remédio? O meu ciclo menstrual é de 4 dias, a partir do 5º dia já posso ter relações normalmente? Eu aprendi a sempre conferir, que o 10º dia, contando a partir do 1º dia do ciclo, é o mais favorável do período fértil. Preciso evitar ter relações neste dia mesmo tomando a Noregyna? Ouvi dizer que nas primeiras vezes que se toma a Noregyna tem que usar preservativo. Outros dizem que é nos primeiros dias da aplicação. Isso me deixou confusa. Preciso realmente fazer uso de preservativo em determinado período do mês, mesmo tomando Noregyna, sendo que tendo apenas um parceiro? Agradeço se me esclarecerem essas dúvidas. Um grande abraço.

O anticoncepcional injetável Noregyna poderá causar alguns efeitos colaterais, como náuseas, dor abdominal, aumento de peso, dor de cabeça, aumento da sensibilidade mamária, alteração do humor, estados depressivos e diminuição da libido. Destes, o mais comum é a dor mamária e a dor de cabeça.

Não se verificam interações medicamentosas entre os medicamentos referidos. A ação contraceptiva de Noregyna pode ser reduzida com a administração regular de outros medicamentos, tais como barbitúricos, idantoínas, fenilbutazona, rifampicina e ampicilina.

O Noregyna deve ser sempre administrado por via intramuscular profunda, de forma extremamente lenta (de preferência na região glútea e, como alternativa, no braço). O método deve ser iniciado entre o 1º e o 5º dia da menstruação, de preferência no 1º dia.

Se não estava a usar qualquer método anticoncepcional, no final do primeiro mês após o inicio do anticoncepcional injetável estará protegida de uma provável gravidez.

Se a mulher estiver a tomar a pílula, e deseje mudar de método, deverá administrar a primeira dose intramuscular logo após o último comprimido da carteira. Se utiliza outro método, deverá administrar a injeção entre o 1º e 5º dia da menstruação e usar um método de barreira adicional (preservativo, por exemplo) nos primeiros sete dias.

Uma ou duas semanas após a primeira injeção é normal ocorrer sangramento vaginal. Com a continuação do uso de Noregyna, os episódios de sangramento ocorrerão geralmente em intervalos de 30 dias. Em geral, decorridos 60 dias após a última injeção de Noregyna, recupera-se a capacidade de engravidar.

Enfª Lígia Antunes

