Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Tomo há três meses injetável noregyna e do mês de Outubro para Novembro tomei o injetável no dia 1 antecipei três dias, pois o dia que era para tomar era dia 3 de Novembro e tomei dia 1 de Novembro. A minha menstruação cortou, após ter tomado a noregyna, porem fiz sexo no dia seguinte dia 2. Estou angustiada e preocupada, com este método tem possibilidade de engravidar, isso, eu sei, mas será que estou grávida?

Os anticoncepcionais injetáveis de uso mensal têm uma tolerância de 1 dia (talvez 2 dias) de segurança e os trimestrais têm uma tolerância um pouco maior depende de quanto tempo usa (quanto mais tempo usa, maior a tolerância).

De acordo com a bula do injetável noregyna a primeira injeção deve ser administrada no primeiro dia do ciclo menstrual. As injeções seguintes devem ser administradas, independentemente do padrão do ciclo, em intervalos de 30 ± 3 dias, isto é, no mínimo 27 e no máximo 33 dias. Se antecipou três dias a toma do injetável não me parece haver risco de estar grávida, contudo, recordo, que nenhum método é 100% eficaz.

Quanto à ausência de menstruação após ter tomado Noregyna poderá ser normal. Os anticoncepcionais injetáveis causam frequentemente atrasos ou ausências da menstruação, o ideal é tomar a próxima injeção na data certa e se estiver muita ansiosa faça o exame de gravidez para poder ver o resultado negativo e ficar tranquila.

Enfª Lígia Antunes

