Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

imagesCAD55LMP

A obesidade foi reconhecida oficialmente, em Portugal, como doença crónica a 25 de Março de 2004.

Hoje é o Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade que visa sensibilizar a população para o problema da obesidade e das doenças associadas e consequente implicações na saúde humana. Pretende ainda promover a prática de exercício físico, de forma a prevenir o aumento da obesidade, em especial a infantil e juvenil e incentivar a adoção de hábitos alimentares saudáveis.

Considerada pela Organização Mundial de Saúde, como a “epidemia do século XXI”, a obesidade é uma doença crónica de armazenamento excessivo de gordura corporal. Encarada como um dos maiores problemas de saúde pública mundiais, a obesidade é considerada como a segunda causa de morte passível de prevenção, logo a seguir ao tabagismo.

Alguns dados recentes em Portugal sobre a incidência da obesidade revela dados alarmantes: mais de metade da população tem excesso de peso, e destes 14,2 por cento são casos de obesidade. Ou seja, no nosso país existe já mais de um milhão e meio de obesos, a quem o Serviço Nacional de Saúde não consegue dar uma resposta adequada.

Cerca de 5 milhões de portugueses têm peso a mais

• Em Portugal, a taxa de prevalência da pré-obesidade e obesidade é de 53,6%

• 14% dos Adultos tem obesidade

• 1,4% dos adultos tem obesidade mórbida

• 31% das crianças e adolescentes portugueses têm excesso de peso

• A obesidade é a “epidemia do século XXI”

Em Portugal, o excesso de peso atinge também crianças e jovens e é já motivo de preocupação. A prevalência da pré-obesidade e obesidade em idade pré-escolar, escolar e adolescente é de 31 por cento, com 10 por cento de casos de obesidade.

Os problemas decorrentes da obesidade ultrapassaram a questão estética. A patologia está relacionada com um maior risco de doenças e de mortalidade precoce. Nas doenças associadas destacam-se a diabetes tipo 2 e as doenças cardiovasculares. A diabetes tipo 2, que em cerca de 80 por cento dos casos ocorre em obesos, tem prevalência crescente e neste momento já atinge crianças e adolescentes. As doenças cardiovasculares relacionam-se com estas duas condições – obesidade e diabetes – e são, a par do cancro, uma das grandes causas de mortalidade precoce.

A ADEXO – Associação dos Obesos e Ex-Obesos de Portugal foi criada, em 2002, com o objectivo de defender os direitos dos doentes obesos. A obesidade foi reconhecida oficialmente no nosso país como uma doença crónica, em 25 de Março de 2004, e nesse sentido, a ADEXO solicitou a homologação do penúltimo sábado de Maio de cada ano como Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, dada a gravidade e extensão do problema no nosso país. Este dia foi homologado em 04 de Maio de 2005.

http://www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt/

http://medicosdeportugal.saude.sapo.pt/

http://www.adexo.pt/

%d bloggers like this: