Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

No dia 11 de Janeiro realizou-se, na escola nº2 de Vilarinho do Bairro e de Anadia, sessões para alunos do 7º ano sobre o tema “Igualdade de Género”:

crescer + igual

Estiveram presentes nas sessões agentes da Escola Segura, entre eles a agente Sónia que deu o seu testemunho sobre a sua carreira numa profissão tradicionalmente dos homens. O Sr. Rui Silva, cuja profissão é Florista, também prestou o seu testemunho em relação à sua profissão tradicionalmente das mulheres. Ambos falaram das dificuldades e de alguma discriminação que sofreram inicialmente. Atualmente sentem o respeito dos outros, embora reconheçam que algumas pessoas não aceitam bem, mas respeitam as suas profissões.

As sessões foram dinâmicas tendo os alunos colocado questões e dando a sua opinião ativamente.
As formadoras apresentaram a distinção entre sexo e género:
Sexo – refere-se às características biológicas que distinguem os homens e as mulheres.
Género – descreve o conjunto de qualidades e de comportamentos que as sociedades esperam dos homens e das mulheres.
Analisaram uma BD sobre a história da cegonha e da raposa e concluíram a mensagem “não faças aos outros o que não gostavas que te fizessem”.
Foram apresentadas várias frases e os alunos identificam se diziam respeito ao sexo ou ao género.
As formadoras definiram estereótipos de género como sendo representações generalizadas acerca do que os rapazes e as raparigas devem ser e fazer…
O que é então a Igualdade de Género?
1 – Todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei.
2 – Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica ou condição social.
Art. 13º da Constituição da República Portuguesa

No âmbito do projeto está a ser agendada uma formação de 12 horas para pais e encarregados de educação e outra de 18 horas para professores(as).
Licínia Simões (PES)

%d bloggers like this: