Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Data comemorativa assinalada com iniciativa “Serra da Estrela: primeira serra do mundo sem tabaco” no dia 17 novembro.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC-NRC) promove a prevenção do tabagismo a 17 de novembro, Dia Mundial do Não Fumador, com a apresentação da iniciativa “Serra da Estrela: primeira serra do mundo sem tabaco”.A conferência de imprensa terá lugar pelas 15 horas, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia. Na sessão estarão presentes Francisco George, Diretor-Geral da Saúde, e Carlos Freire de Oliveira, Presidente da Liga Portuguesa Contra o Cancro, bem como vários parceiros do projeto.

Com este projeto, a Liga Portuguesa Contra o Cancro prossegue uma das suas principais finalidades: a educação para a saúde e a prevenção do cancro. O tabagismo é responsável por 30% de todos os casos de cancro, 90% dos cancros do pulmão, 25% das doenças do aparelho circulatório e 75% a 80% das patologias respiratórias crónicas (bronquite crónica). O cancro do pulmão é atualmente o quarto cancro mais incidente em Portugal e o primeiro cancro em termos de mortalidade. Estima-se que em 2030 exista um aumento de 24% no número de novos casos de cancro do pulmão no homem e na mulher.

No projeto “Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco”, diversas entidades especificamente dedicadas à luta contra o tabagismo e à doença oncológica, como outras que visam a promoção da saúde e bem-estar de um modo mais amplo, reúnem-se para alertar para as consequências negativas do tabagismo e para a necessidade de sensibilizar toda a comunidade para esta problemática.

Não se trata de um projeto que visa a proibição de fumar, mas uma iniciativa de sensibilização, com a finalidade de aumentar a consciência individual e coletiva dos efeitos que o consumo do tabaco pode provocar.

Esta ação, que dá continuidade a uma primeira iniciativa que decorreu em 2005, tem como grandes objetivos garantir o direito dos não fumadores, incentivar a comunidade a não fumar, fomentar a criação de espaços livres de fumo de tabaco e divulgar a legislação sobre a proibição de fumar em lugares públicos através de ações de educação.

“Serra da Estrela: a primeira serra do mundo sem tabaco” começa no dia 17 de novembro e vai terminar a 1 de junho de 2013, com uma grande atividade final com a participação das diversas entidades parceiras e de alunos de várias escolas da área envolvente do Parque Natural da Serra da Estrela.

Este projeto do LPCC-NRC conta com a parceria da Direção-Geral da Saúde e o apoio de várias autarquias (Celorico da Beira, Covilhã, Gouveia, Guarda, Manteigas e Seia).

A iniciativa tem ainda o apoio de entidades ligadas à Serra da Estrela (Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Parque Natural da Serra da Estrela e Centro de Interpretação da Serra da Estrela), ao turismo (Turismo da Serra da Estrela, Turismo de Portugal. Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia), à saúde (Unidade Local de Saúde da Guarda e Centro Hospitalar Cova da Beira), à educação (Direção Regional de Educação do Centro, Centro de Estudos Ibéricos e Universidade da Beira Interior) e de lazer (Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e Associação Cultural dos Amigos da Serra da Estrela).

Também instituições nacionais de âmbito diretamente associado às questões da prevenção do tabagismo, como o Programa Nacional para a Prevenção e Controlo do Tabagismo, a Confederação Portuguesa de Prevenção e Tabagismo e a Delegação Centro da Fundação Portuguesa de Cardiologia vão participar neste projeto.

Fonte: http://www.portaldasaude.pt/

Licínia Simões (PES)

%d bloggers like this: