Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

A prevenção do suicídio é uma tarefa global e prioritária da OMS, recentemente ratificada pela UE, no Pacto Europeu para a Saúde Mental e Bem-estar, como a primeira de cinco prioridades em saúde mental (2008). A nível nacional, a DGS considera o programa de saúde mental como um dos programas prioritários para o ano 2012.

Embora na região Centro, as taxas de suicídio sejam inferiores as observadas noutras zonas do País, se analisarmos os dados disponíveis para os comportamentos para-suicidários verificamos que, comparativamente com os dados do estudo multicêntrico do para-suicídio da OMS, Coimbra ocupa lugares cimeiros.

A escola aparece como centro promotor de saúde mental quando associa à sua função educacional uma educação para as emoções sociais e habilidades para a vida (Social Emotional Learning e Skills for life). A inclusão de toda a comunidade educativa nas estratégias definidas e a duração superior a seis meses otimizam os resultados alcançados a curto e médio prazo, nomeadamente a aprendizagem ou melhoria de aptidões sociais, atitudes positivas em relação a si e aos outros, redução de comportamento anti-social bem como a prevenção ou identificação precoce de doença mental.

I ENCONTRO “+CONTIGO”

Coimbra

3 de Outubro de 2012

Local: Auditório da escola superior de enfermagem de Coimbra -Pólo B

S. Martinho do Bispo – Junto ao Hospital dos Covões CHUC

Tel: 239802850

O Projeto no nosso Agrupamento:

Licínia Simões (PES)

%d bloggers like this: