Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Os “sonhos molhados” são sonhos de cariz sexual e/ou erótico que o rapaz tem durante a noite e que podem provocar uma ejaculação. A sua frequência é variável de pessoa para pessoa.

O termo científico para sonho húmido/molhado é ejaculação noturna. Húmido porque o sémen (esperma) é um líquido viscoso e húmido, e sonho porque, muitas vezes, o rapaz está nessa altura a ter um sonho relacionado com sexo, embora depois não se lembre. Também pode ser designado por polução seminal ou polução noturna, devido à passagem do sémen durante o sono.

Nalguns rapazes, a primeira ejaculação pode acontecer durante o sono quando o rapaz está a ter um sonho agradável e excitante. Todavia, os rapazes que não estão preparados para esta situação, pensam que urinaram na cama ou que têm algum problema. Na maioria dos casos, ficam embaraçados e não falam a ninguém do que lhes aconteceu e, por este motivo, levam algum tempo a descobrir que as ejaculações noturnas são naturais.

Mas nem todos os sonhos molhados estão relacionados com os sonhos propriamente ditos. Algumas vezes ocorrem porque as glândulas sexuais começam a produzir sémen, ou seja, esperma e quando este se acumula em grande quantidade nos testículos, a pressão fisiológica determina a ejaculação noturna, o que frequentemente acontece durante o sono.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: