Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Formação por pares com os temas do BULLYING e dos AFETOS  na EB23 Anadia Actividade desenvolvida de Janeiro a Junho 2012

Inseridas numa das actividades da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) no âmbito da saúde Escolar, enfermeiros do Centro Saúde de Anadia estiveram durante várias semanas a trabalhar estes temas com 2 grupos de 10 alunos do 7º ano. Após isto cada grupo teve oportunidade de no final do ano fazerem apresentações das referidas temáticas a turmas do 6º ano da EB23 Anadia.
.

Apresentação do trabalho sobre conflitos na escola

Sobre Bullying demonstraram que este é um comportamento consciente, intencional, deliberado, hostil e repetido, de uma ou mais pessoas, cuja intenção é ferir outros. Jovens verificaram que o desprezo que emerge do Bullying admite um sentimento de poder, que este pretende ferir ou controlar outros; uma intolerância à diferença; e uma liberdade de excluir, barrar, isolar e segregar outros. Muitos dos jovens presentes admitiram não se rever neste papel.

 

Apresentação do trabalho sobre os afetos

.

Em relação aos afetos foi focado que todas as crianças necessitam de consolo, de abraços, de ouvir histórias aconchegadas, de sorrisos sinceros, de que sejam justos para com ela, mas que também não a deixem fazer tudo aquilo que quer, que se lhe digam sim mas igualmente não, porque os limites devem ser entendidos desde cedo. Que tenham amigos e que sejam amigos, que as famílias lhes digam muitas vezes que as amam e que elas são importantes. Que cresça feliz, pois todos nós merecemos ser feliz.

Enfermeiros Silvana Marques e Francisco Baptista

%d bloggers like this: