Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

As infeções sexualmente transmissíveis são várias:

GONORRÉIA e CLAMÍDIA: Causadas por bactérias; a infeção começa de algumas semanas a alguns meses depois da relação sexual com uma pessoa infetada. Essas doenças podem ser completamente curadas com antibióticos se tratadas no início.

HERPES: Causado por um vírus (micróbio) que pode ser tratado, mas não curado. Os sintomas podem aparecer de 3 a 10 dias depois da relação sexual com uma pessoa que já tem a doença.

VERRUGAS GENITAIS (condiloma): Causadas por um vírus (Papilomavírus humano ou HPV). Aparecem um ou muitos “caroços” ou saliências de um mês a um ano depois da relação sexual com uma pessoa infetada. São mais graves nas mulheres porque podem transformar-se em tumores do colo do útero. Têm tratamento. As mulheres devem fazer o exame de Papanicolau.

SÍFILIS: Causada por uma bactéria (Treponema pallidum), as feridas aparecem de 3 semanas a 3 meses depois da relação sexual com uma pessoa infetada. A sífilis pode ser completamente curada com a penicilina.

PIOLHOS NA REGIÃO PÚBICA (“chatos”): Insetos muito pequenos (3 mm) de uma cor que vai do cinza ao castanho, que vivem nos pelos púbicos e provocam prurido (comichão). São facilmente tratados com um medicamento líquido colocado diretamente nos pelos púbicos.

SARNA: É parecida com os piolhos na região púbica, mas os ácaros são muito pequenos para serem vistos e vivem por baixo da pele. É tratada com um medicamento líquido aplicado em todo o corpo. Roupas, lençóis e toalhas devem ser lavados depois do tratamento já que os ácaros podem viver neles.

VAGINITE: Infeção na vagina que geralmente provoca corrimento vaginal. Geralmente é fácil de ser tratada com medicamento adequado, o que depende do micróbio que a causou.

CANDIDÍASE: Causada por um fungo. É facilmente tratada com um creme ou comprimido fungicida.

HEPATITE: Grave doença viral que afeta o fígado.

SÍNDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA- SIDA /Infeção pelo HIV: A mais grave das infeções sexualmente transmissíveis, causada pelo HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana). Faz com que a parte do corpo que defende o organismo contra doenças (o sistema imunológico) não funcione bem. Não há sintomas visíveis durante os primeiros anos da infeção e pode levar à morte aproximadamente dez anos depois de a pessoa ter sido infetada.

Enfª Lígia Antunes

About these ads

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: