Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

As causas da deficiência são muitas e complexas e, muitas vezes, não existe uma única causa.

A deficiência pode estar relacionada com alguns dos seguintes fatores:

  • Fatores genéticos e hereditários      onde a possibilidade de ocorrer um defeito está nos genes dos pais.
  • Fator      RH: atinge os fetos com RH+ cujas mães são fator RH – podendo ocasionar      abortos ou deficiências.
  • Consumo,      por parte da mãe, de algumas substâncias tóxicas que podem atingir o bebê      através da placenta ou do leite materno, como por exemplo: medicamentos (analgésicos,      diuréticos, antibióticos e tranquilizantes); tabaco; álcool; outras drogas      (cocaína, barbitúricos, anfetaminas) elevam as complicações durante a      gravidez, com grande possibilidade do nascimento de crianças com sérios      problemas neurológicos.
  • Rubéola:      pode ocasionar síndrome que se caracteriza por defeitos nervosos e      mentais, oculares e auditivos, cardiovasculares. Todos os esforços devem      ser feitos para identificar e vacinar a mulher suscetível de adquirir a      rubéola antes de engravidar, já que não existe tratamento para evitar as      deficiências no bebé da grávida infetada.
  • Sífilis:      a mais comum das doenças venéreas, manifesta-se de forma precoce (até os 6      meses de idade) ou de forma tardia (após os 2 anos). Na sífilis precoce      acontecem lesões neurológicas, oftalmológicas, ósseas e de pele. Já na      sífilis tardia, ocorrem anomalias dentárias.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: