Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

“O fenómeno da Internet é, sem dúvida, algo de muito positivo, uma vez que nos abre as portas da informação global, de uma forma que não sonharíamos há alguns anos atrás. Poder ler a maioria dos jornais do mundo tocando apenas algumas teclas; ter acesso a um sem número de enciclopédias; ou simplesmente ver que filmes estão no cinema, são uma parte ínfima da vastidão de temas e materiais que se podem conseguir na Net. No entanto, quando uma porta como esta, se abre, é natural que algumas coisas negativas por ela entrem. E se algumas delas não terão uma importância por aí além, outras requerem alguns cuidados por parte de pais e educadores”.

FONTE-ANTÓNIO JOSÉ BASTOS

 Alertar os nossos alunos para alguns desses perigos, é o objetivo da equipa da UCC do Centro de Saúde de Anadia e da Escola Segura, que têm vindo a dinamizar sessões informativas na Escola Básica nº2 de Vilarinho do Bairro.

 

Comunicar através de Email, CHAT ou MSN e fazer amigos é estimulante, mas…

… tem cuidado quando estás em salas de chat em que não consegues quem está do outro lado. Alguém se pode fazer passar por outra pessoa.

… nunca dês os teus dados pessoais , nome completo, idade, morada, telefone. Usa antes uma alcunha.

… não envies fotografias tuas.

… não dês as tuas passwords a ninguém.

… se a conversa te incomodar, desliga e conta aos teus pais.

… se te insultarem, não respondas. Deves manter sempre um comportamento ético e de boas maneiras quando comunicas com alguém.

Estas são apenas algumas dicas para te manteres seguro quando navegas ou comunicas através da Internet.

Alexandra Gonçalves (Coordenadora do PES)

%d bloggers like this: