Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Sessões sobre o cancro – profª Ana Amorim

26/04 – Vilarinho do Bairro

27/04 – Básica de Anadia

2º Sessão sobre o cancro apresentada pela professora Ana Amorim

Hoje, dia 27 de Abril de 2012, a Professora Ana Amorim fez a sua 2º Sessão informativa sobre “ Como pode o cancro ser detetado?”, às turmas do 6ºA e do 6º F,  Escola Básica nº2 de Anadia.

Ontem, dia 26, fez as mesmas sessões aos alunos da escola nº2 de Vilarinho do Bairro, no âmbito das atividades da semana “+ Saúde” em articulação com a Liga Portuguesa Contra o Cancro.

          A Professora Ana Amorim começou por nos dar as fichas que tínhamos realizado na 1ª sessão em que nos falou do cancro.

         A Professora explicou-nos que existem várias formas de descobrir se uma pessoa tem cancro ou não (diagnóstico), e também nos disse que antes da pessoa se sentir doente, pode ter que fazer rastreios porque, apesar de não ter cancro pode ter células que mais tarde podem vir a originar a doença.

De seguida fez uma análise detalhada dos vários tipos de exames, nomeadamente:

Análises ao sangue e, verificámos que com as análises, se consegue saber o número de cada tipo de células sanguíneas e se existe alguma anomalia na forma.  Este tipo de teste consegue detetar a leucemia, o cancro do fígado, o cancro dos ovários, entre outros.

Identificação de sangue oculto nas fezes, no laboratório, as fezes são analisadas para ver se existem pequenas quantidades de sangue, este teste permite detectar cancro do cólon e reto. A partir dos 50 anos, todas as pessoas deveriam realizar este teste.

Endoscopia, este teste serve para verificar se existe algum tumor no estômago ou no esófago, se houver algum problema pode ser feita uma biopsia.

Colonoscopia, neste exame o médico observa as paredes internas do reto e todo o cólon, se houver problema pode remover os pólipos.

Toque retal, o médico, depois de calçar umas luvas, insere um dedo lubrificado no reto da pessoa. Se a pessoa sentir muitas dores, houver sangue ou alterações no ânus, pode ser devido a um tumor ou outro problema no reto.

Broncoscopia, o médico insere um tubo pela boca ou nariz e empurra-o pela traqueia, este teste é usado quando se desconfia de cancro no pulmão.

Tomografia computorizada (TAC), é um tipo de raio-x pode-se observar os ossos e partes internas do corpo e detetar alguns tipos de cancro.

Ecografia, com este exame também se pode observar o interior do corpo de uma pessoa. Em vez de raios-x, são enviadas ondas sonoras para uma parte do corpo específica. Um técnico move uma pequena máquina sobre uma certa área do corpo que depois enviará imagens do seu interior para um ecrã. Este exame pode detetar vários tipos de cancro, como por exemplo, cancro da mama, do útero, do rim, entre outros.

Radiografia, através deste exame o médico pode ver ossos partidos, infeções, tumores, entre outros.

Mamografia, é um exame específico para detetar o cancro ou outros problemas da mama. As mulheres a partir dos 40 anos devem fazer este exame regularmente.

Teste de Papanicolau (Pap teste)/Esfregaço do colo do útero ou do cérvix, consiste em recolher algumas células do colo do útero para depois serem observadas num laboratório. Este teste permite perceber se existe algum problema nesta área (p.e. causado pela infecção pelo Vírus do Papiloma Humano), como por exemplo, cancro do colo do útero. Este exame deve ser feito depois da primeira relação sexual ou aos 21 anos (o que ocorrer primeiro) devendo ser repetido, pelo menos, de 3 em 3 anos.

Biopsia, consiste em remover um pequeno pedaço de tecido para o observar ao miscroscópio. Este exame pode-se fazer em quase todas as partes do corpo: mama, pele, pulmão, fígado, etc. A biópsia permite ao médico perceber melhor o que se passa numa certa área do corpo de uma pessoa, onde existe um tumor, para que, depois, possa escolher a melhor forma de tratamento. Normalmente, a biópsia é realizada com anestesia local ou geral. Este exame é considerado como o mais fiável de todos e permite detectar quase todos os tipos de cancro.

Punção lombar, serve para diagnosticar certas doenças como a leucemia.

Estes exames servem para detetar o cancro ou outras doenças. Se quiser saber mais sobre este assunto pode visitar o seguinte site:

www.infocancro.com

Beatriz Caiado,  Patrícia Santos, Virgínia Duarte (6ºA)

Histórias e Infusões – o poder curativo das plantas

José Craveiro – 26 -04 – 2012

Chi Kung – a arte da energia

Prof. Joaquim Silva – 24 – 04-2012

Alexandra Gonçalves – Coordenadora do PES

Palestra sobre Medicina Chinesa – 24-04-2012

No âmbito da semana “+ Saúde”, teve lugar, na Escola Secundária de Anadia, no dia 24/abril, das 13:45 às 15:15, uma Palestra sobre Medicina Chinesa a cargo da Drª Dora Mosca, cujo público-alvo foi o 12º ano, turmas A e B. Foi uma atividade muito interessante. A Drª Dora, sendo licenciada em Medicina Chinesa, fez uma abordagem muito clara sobre os pilares da Medicina Oriental e ainda apresentou aplicações práticas desta que é considerada uma das mais antigas formas de medicina.

Neli Nunes (Equipa do PES)

Dádiva de sangue – 23-04-2012

Em nome da Equipa do Projeto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Anadia agradecemos a todos os alunos da Escola Secundária que, num gesto solidário, se disponibilizaram, hoje, para iniciar a sua “caminhada” como dadores benévolos de sangue.
Agradeço, ainda, aos professores e funcionários do Agrupamento que tiveram gesto idêntico, bem como aos demais participantes.
Finalmente um obrigado muito especial ao Eng. Albano da ADBEM pela colaboração!

Alexandrina Leitão ( Equipa do PES)

%d bloggers like this: