Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Stevia – Adoçante Natural, 10 a 20 vezes mais doce que o açucar

Stevia rebaudiana

A Stevia é um género botânico pertencente à família Asteraceae.
A Stevia é um pequeno arbusto (pode atingir 30 a 90 cm de altura) perene que pertence à família dos crisântemos e é nativo da América do Sul. As suas folhas são compridas e ovais, com orlas serrilhadas e produz pequenas flores brancas.

 

A Stevia na Cozinha:

Stevia utilização e benefícios para a saúde:

A planta Stevia é um adoçante natural não calórico. A Stevia contém edulcorantes naturais e a sua folha (seca) é 10 a 20 vezes mais doce que o açúcar de cana e o extracto “steviosídeo” ( pó branco, essência das suas folhas ) é até 300 vezes mais doce.

Os principais benefícios desta planta são:

A stevia oferece aos consumidores vários possíveis benefícios para a saúde.

  • É um adoçante saudável para diabéticos – estudos demonstraram que a Stevia pode ter efeitos benéficos nos níveis de insulina e glicose no sangue.
  • Não contém calorias – ajuda ao combate da obesidade, sendo que uma porção de 100 mg contém menos de meia caloria, e para além disso atenua a necessidade/desejo de comer.
  • Não altera o nível de açúcar no sangue.
  • Não é tóxica.
  • Inibe a formação da placa e da cárie dental – frui de conteúdo elevado em vitamina C e em clorofila, que reduzem o crescimento indesejado de bactérias na boca (protege do sangramento, inflamações das gengivas, cáries e tártaro).
  • Não contém ingredientes artificiais.
  • Pode ser usada para cozinhar.
  • Pode ser usada a nível cosmético – é usada em cremes, tornando a pele mais macia e firme, combate as impurezas, tonifica a pele e corrige as rugas.

Stevia aplicações culinárias:

Esta planta, originalmente denominada como “erva doce”, possui várias utilidades na alimentação, sendo que pode ser uma substituta do açúcar, podendo usá-la no café, sobremesas, chás, sumos, gelados, chás, pratos assados ou cozidos.

Como utilizar a Stevia:

Folhas frescas moídas: salpique as folhas moídas sobre a comida, como se estivesse a usar um outro tempero. Adicione-as durante o cozimento ou quando a comida ainda estiver quente, pois o sabor doce é libertado mais facilmente quando a Stevia é aquecida. Podem ser usadas em molhos de churrasco, molho agridoce, sopas, feijões, pizza, molho de maçã, pães, massa de biscoitos, em temperos de saladas, etc.

Como açúcar/adoçante: seque as folhas (média 12 horas ao sol), num almofariz esmague até fazer um pó e utilize na culinária como se fosse açúcar/adoçante.

Receitas com Stevia:

Arroz doce com maçã
Ingredientes:

1 chávena (chá) de arroz cru lavado
2 chávenas (chá) de água
sal q.b.
½ litro de leite desnatado
2 chávenas (chá) de Stevia esmagada (ver como utilizar a stevia)
2 ovos
1 colher (sopa) de margarina
1 colher (chá) de baunilha
1 maçã
Canela para polvilhar

Rendimento: 10 porções

  Modo de preparar:

Numa panela, ferva a água com o sal e acrescente o arroz. Cozinhe até secar. Misture-lhe o leite, a baunilha e a Stevia, cozinhar até despregar do fundo da panela. Desligue e reserve até amornar. Misture os ovos ligeiramente batidos e a margarina. Unte uma assadeira, forre com fatias de maçã, despeje o arroz doce, coloque outra camada de maçã, polvilhe com canela e leve-o ao forno, por aproximadamente 30 minutos.

Calorias:
Receita com stevia: 144,3 kcal/porção
Receita com açucar: 259,2 kcal/porção

 

Para saber mais:

http://www.aromaticasvivas.com/pt

 

%d bloggers like this: