Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Cara mamã (ou papá)

Na próxima 6ª feira (24 de Fevereiro), às 21h30mn, faremos a transmissão de mais um videochat, desta vez sobre O papel da atividade física na prevenção da obesidade infantil , com o prof. de Educação Física Eduardo Fernandes (Coordenador Regional Projeto Escola Ativa da Direção Regional de Educação do Algarve) e a nutricionista Teresa Sancho (coordenadora do Gabinete de Nutrição da ARS Algarve). A sessão será transmitida do Pátio das Letras (na Rua dr. Cândido Guerreiro, nº 26-30, em Faro) podendo o público participar livremente tanto no videochat como no local.

A entrada no videochat é livre e anónima (os pais poderão participar e colocar questões em chat sempre com garantia de total anonimato).

Como já é habitual, deverá entrar a partir das 21h30 na nossa página (www.janela-aberta-familia.org e ir ao “Videochat”) ou clicar simplesmente aqui para seguir diretamente.

Atentamente, O Coordenador do Projecto Dr. António Pina

Fonte:http://www.janela-aberta-familia.org/

Sobre esse tema, acrescento um artigo:

Prevenir a obesidade infantil começa na gravidez

01/01/2012 — info2hmsportugal

“Uma abordagem à obesidade infantil”

Investigadora
principal:

 Profª Isabel Loureiro

Investigadora:  

Drª. Gisele Câmara

Investigadora:  

Drª Ana Rita Goes

A gravidez é um período único na vida. Para os pais é um período intenso, repleto de alegrias, expectativas, dúvidas e preocupações. É um momento de muitas decisões e escolhas pessoais e familiares. Para o bebé é o início de tudo, a base que irá influenciar todo o resto da sua vida.
Um bom início de vida para o bebé, uma base sólida, vai depender bastante de algumas decisões e escolhas feitas pelos pais um pouco antes e durante a gravidez. O crescimento saudável do bebé pode depender, por exemplo: se a gravidez é ou não acompanhada por uma equipa de saúde; se a mãe engravidou ou não com um peso saudável; se a mãe segue ou não as recomendações de saúde para o período da gravidez.
Importa saber que a forma como decorre a gravidez pode influenciar a saúde do bebé também em outras etapas da sua vida. Doenças que podem aparecer apenas mais tarde na infância ou até na vida adulta muitas vezes têm a sua origem durante a gravidez. Este é o caso da obesidade infantil.

Fatores presentes na gravidez que contribuem para a obesidade infantil

Alguns fatores presentes na gravidez estão relacionados com o aparecimento do excesso de peso e da obesidade no decorrer da infância do bebé:

  • Obesidade da mãe
  • Ganho de peso excessivo da mãe
  • Fumo do tabaco
  • Diabetes não controlada

Como prevenir a obesidade infantil desde a gravidez?

Não se sabe ao certo como agem estes fatores para aumentar a tendência do bebé para ter excesso de peso durante a infância. Mas existe uma série de explicações possíveis para isso. Com base nestes fatores, podemos sugerir algumas medidas que certamente contribuem para uma gravidez mais saudável e que são capazes de contribuir para a prevenção da obesidade no bebé:

  • Engravidar com um peso saudável
  • Ter bons hábitos de alimentação e atividade física durante a gravidez
  • Ter um ganho de peso adequado durante a gravidez
  • Não fumar
  • Diagnosticar e controlar a diabetes

Gravidez: não perca esta oportunidade

É importante ter em conta que o aparecimento ou não da obesidade na criança não depende somente daquilo que acontece durante a gravidez. Após o nascimento e durante a vida da criança, os seus hábitos alimentares, de atividade física e de sono vão ser determinantes para o aparecimento ou não da obesidade.

Ainda neste sentido, a gravidez pode contribuir de forma significativa para a prevenção da obesidade na criança. Em primeiro lugar, dentro da barriga da mãe o bebé começa a ter contato com os paladares da alimentação da mãe. Estudos indicam que a alimentação da mãe durante a gravidez influencia as preferências alimentares do bebé. Assim, ter uma alimentação saudável durante a gravidez pode contribuir para a formação de bons hábitos de alimentação na criança.

Por outro lado, os hábitos alimentares e de atividade física dos próprios pais estão entre as mais fortes influências nos hábitos das crianças. A criança copia tudo aquilo que vê nas pessoas mais importantes que estão a sua volta. A gravidez pode ser o motivo que falta para que a família siga hábitos mais saudáveis de alimentação, atividade física e descanso. Assim, será muito mais fácil e natural conseguir que a criança tenha também hábitos saudáveis de alimentação, atividade física e sono.

Sabia que…

Os hábitos de pequenino irão influenciar os hábitos e a saúde do seu filho para o resto da sua vida?

Por onde começar?

Se está a pensar em engravidar, deve começar por marcar uma consulta de planeamento familiar. Nesta consulta poderá esclarecer as suas dúvidas e irá receber as orientações necessárias para que a gravidez comece da melhor forma para si e para o bebé.

Se já está grávida e ainda não marcou uma consulta de Saúde Materna, faça-o o quanto antes. Mantenha o acompanhamento durante toda a gravidez pois isso é fundamental para levar uma gravidez saudável e tranquila.
Como viu, o melhor que pode fazer para si e para o seu bebé é procurar ter um estilo de vida cada vez mais saudável, com bons hábitos de alimentação, atividade física e descanso. Para além dos benefícios que terão durante a gravidez, estará a construir um ambiente familiar mais saudável para a chegada do bebé.

Se é fumadora, deve procurar ajuda para deixar de fumar, de preferência ainda antes de engravidar.
O pai e outros membros da família podem e devem aderir às mudanças no sentido de uma vida mais saudável. Assim estarão a ajudar a si próprios, à mãe e ao bebé.
Será um início de vida promissor para o vosso filho e uma excelente oportunidade para toda família!

Papa Bem na gravidez

O projecto Papa Bem pretende ajudá-los neste momento tão importante das vossas vidas: a espera de um bebé! Queremos alertá-los acerca da importância de um estilo de vida familiar saudável para o bom desenvolvimento e para a saúde do vosso bebé e para o bem estar de toda família. Por isso preparamos uma série de materiais com informações e sugestões para tornar as escolhas saudáveis mais atraentes e fáceis de se colocar em prática.

Serão abordados os seguintes temas relacionados com a gravidez:

  • alimentação saudável durante a gravidez;
  • higiene da alimentação durante a gravidez;
  • ganho de peso saudável durante a gravidez;
  • enjoo, azia e prisão de ventre, dificuldades comuns na gravidez;
  • o tabaco e a gravidez;
  • cafeína e álcool durante a gravidez;
  • atividade física durante a gravidez.

Estejam atentos! Papa Bem: alimentar é educar!

Este trabalho é co-financiado através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, QREN E COMPETE

Fonte: http://hmsportugal.wordpress.com

%d bloggers like this: