Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

No âmbito do Projecto de Educação para a Saúde, a professora Licínia Simões de Formação Cívica propôs o estudo do comportamento alimentar dos alunos no refeitório. No dia 27 de Outubro, entre as 12h. e as 13.30, na cantina da E.B. nº2 de Anadia, os alunos do 6ºF com a ajuda da professora fizeram a recolha de dados.

A recolha visou vários aspectos, nomeadamente, contabilizar os alunos que levavam no tabuleiro a refeição completa, os que não levavam sopa, os que não levavam fruta, os que não levavam salada, etc.

A refeição completa é composta por sopa, pão, fruta, salada e arroz com omolete de legumes.

Ficámos surpreendidos com as refeições da maioria dos alunos, uns não levavam a sopa, outros não levavam salada, outros não levavam fruta, mas alguns só levavam duas sopas outros só arroz e o pior um aluno só levava uma sopa. Ao todo analisámos 314 refeições, agora reparem no seguinte gráfico:

Mas ficámos ainda mais surpreendidos com a entrega dos tabuleiros após a refeição, ou seja, alguns pratos quase intactos a sopa por comer, os alunos comeram muito pouco da refeição.

Concluímos que os alunos não estão a fazer uma alimentação equilibrada como aprendemos na aula de Ciências da Natureza com a ajuda da roda dos alimentos:

Para ajudar deixamos as orientações para  uma alimentação saudável:

  •  completa – comer alimentos de cada grupo e beber água  diariamente;
  •  equilibrada – comer maior quantidade de alimentos  pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor quantidade dos que se  encontram nos grupos de menor dimensão, de forma a ingerir o número de  porções recomendado;
  •  variada – comer alimentos diferentes dentro de cada grupo  variando diariamente, semanalmente e nas diferentes épocas do ano.
  •  e adequada – deve ter em conta aspectos como a profissão, a  idade, o sexo de cada indivíduo.

Trabalho realizado pelos alunos do 6º F

%d bloggers like this: