Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

GABINETES DE SAÚDE NA ESCOLA

Local Habitual e à Hora Combinada

Integrado no Projecto de Educação para a Saúde do Agrupamento de Escolas de Anadia, decorreu durante o ano lectivo 2010/2011 a participação da equipa da Unidade Cuidados Comunidade (UCC) do Centro de Saúde de Anadia, da qual contamos com a participação de 4 enfermeiros, nomeadamente, Cármen Santos, Francisco Baptista, Sandra Marques e Silvana Marques; nos Gabinetes de Saúde existentes na EB 2,3 Anadia, EB 2,3 Vilarinho do Bairro e Secundária.

Julgo que podemos fazer um balanço positivo da articulação que houve entre a Saúde e a Educação do Concelho; muitas foram as dúvidas colocadas pelos jovens adolescentes às quais tentámos dar respostas e orientação de forma assertiva.

Como sabemos o termo adolescência deriva da palavra “adolescere” que em latim significa “tornar-se adulto”. É um período de transição entre a infância e a vida adulta. Inicia-se com o aparecimento gradual dos caracteres sexuais secundários, por volta dos 11/12 anos e termina cerca dos 18 aos 20 anos. É considerada um processo de maturação física, cognitiva, social e emocional. Nesta etapa do ciclo da vida há avanços e recuos, sonhos e fantasia, distância e proximidade e uma turbulência por vezes intensa. Esta é uma fase de sonho social, em que o adolescente luta pela sua autonomia face à família e continua a construir o seu espaço privado. Contudo, para que esse crescimento se processe de forma saudável, o jovem necessita de acompanhamento continuado, quer seja na família, na escola, com os amigos e, em muitas situações específicas, com os profissionais de saúde. O velho “mito” de que “se aprende com os erros” pode ser prejudicial e/ou fatal nesta fase de vida em que se devem construir bases sólidas em termos de personalidade e vivências.

Ao participar nesta articulação pretendemos conhecer o adolescente do Concelho de Anadia na sua generalidade para melhor lidarmos com ele tanto no seu estado saudável como, também, numa situação de doença.

Não podemos esquecer que existe uma multiplicidade de factores que interagem de forma a levar os adolescentes a adoptar atitudes de risco. Se, por um lado, os pais diminuem o controle sobre os filhos estes, por sua vez, procuram mais autonomia, oportunidades de tomarem as suas próprias decisões e vivenciarem novas experiências. Por outro lado, faz parte do contexto do adolescente a dificuldade de controlar os impulsos, de pensar nas consequências de certos actos e os sentimentos inconscientes de omnipotência e invulnerabilidade. O somatório destas características podem desencadear atitudes passíveis de serem caracterizadas como comportamentos de risco.

A equipa da UCC de Anadia pretende fazer parte do grupo do adolescente do Concelho e julgo ter iniciado de forma coerente e gratificante este início de integração.

Os objectivos da nossa intervenção no decorrer deste ano lectivo e integrado neste “Grupo de trabalho” foram:

  • Conhecer as alterações físico-biológicas e psicossociais no adolescente;
  • Distinguir no comportamento de um jovem o que é resultante das modificações que está a sentir a nível físico e psicológico daquilo que é patológico;
  • Identificar sinais de alarme em relação ao seu futuro e intervir de forma participativa junto do grupo.

Ao longo deste ciclo de trabalho contribuímos com mais ganhos em saúde promovendo hábitos de vida saudáveis; criámos com as escolas espaços de saúde dedicado aos jovens em cada escola, identificámos e encaminhámos jovens com comportamentos de risco, intervimos no aconselhamento da saúde sexual e reprodutiva, implementámos hábitos de exercício físico regulares; promovemos a prática de uma alimentação equilibrada e estimulámos o desenvolvimento de uma cultura de segurança.

Julgo que estamos todos de parabéns e sinceramente espero que no próximo ano lectivo os nossos jovens continuem a procurar-nos, pois continuaremos no “local habitual e à hora combinada!!!!!”

No horizonte, vislumbram-se as férias!!!

Praia, Sol, Natureza, Calor, Amigos, Família, Namoro… mas nós Enfermeiros Cármen Santos, Francisco Baptista, Sandra Marques e Eu: Silvana Marques estaremos aqui uccanadia@gmail.com.

Lembrem-se de nós…

… e Boas Férias SAUDÁVEIS.

Enfermeira Silvana Marques

%d bloggers like this: