Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

 
As escolas do Agrupamento de Anadia participaram no Programa de Estudos em Meio Escolar – 2010/2011, da competência do IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) com o apoio do Ministério da Saúde e do Ministério da  Educação.
O INME é um estudo epidemiológico, cujo objectivo é descrever a dimensão e as características do fenómeno do consumo lícito e ilícito de substâncias psicoactivas, nas populações estudadas.
Estes estudos visam continuar a acompanhar a evolução da dimensão e das características do consumo de substãncias psicoactivas entre os adolescentes escolarizados, em Portugal e na Europa.
Os resultados deste e de outros estudos podem ser consultados na página

http://www.idt.pt/PT/Investigacao/Paginas/EstudosConcluidos.aspx .

A selecção das turmas foi feita aleatoriamente, de modo a garantir a representatividade dos resultados, a recolha de dodos garantiu o anonimato e solicitou-se previamente autorização aos Encarregados de Educação para o efeito. Anos de realização: 2001; 2006; 2011 (em curso).
  • Inquérito Nacional em Meio Escolar -INME 2010/2011 – 3º ciclo
  • Inquérito Nacional em Meio Escolar -INME 2010/2011 – Secundário
  • Estudo sobre o Consumo de Álcool Tabaco e Drogas – ECATD/2011
  • European School Survey on Alcohol and other Drugs – ESPAD/2011
Informação complementar:Impacto da toxicodependência na parentalidade e saúde mental dos filhos – Uma revisão bibliográfica
As autoras abordam os efeitos da toxicodependência na parentalidade e na saúde mental das crianças e adolescentes, enunciam os factores de risco e os factores protectores e apresentam o tipo de intervenção que tem sido levado a cabo neste âmbito.

http://www.idt.pt/PT/RevistaToxicodependencias/Paginas/Temas.aspx

%d bloggers like this: