Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Claro que pode engravidar se estiver no período fértil, mas vão com calma! A prática sexual é um acto de amor que pode gerar filhos. O facto de o vosso corpo estar pronto para a relação sexual não quer dizer que vocês têm de fazê-lo imediatamente. Os adolescentes devem estar atentos, pois a maternidade e a paternidade são funções para quais não estão preparados e que exigem condições emocionais, físicas e até mesmo económicas para a responsabilidade de criar um filho.

Ser pai ou mãe, nesta fase, pode significar assumir uma responsabilidade para a qual ainda não estão preparados para desempenhar. É necessário reflectir a respeito das implicações que uma gravidez “fora de hora” e sem planeamento pode provocar nas vossas vidas.

É importante perceber que ao mesmo tempo que as mudanças do nosso corpo vão acontecendo, a sexualidade que está a aparecer permite-nos aprender novas formas de dar e receber carinho, amor, protecção e cuidados. Esta aprendizagem leva tempo e como podes imaginar, só no final da adolescência e princípio da idade adulta é que começamos a estar preparados, totalmente, tanto física como psicologicamente, para assumir uma relação de confiança/compromisso, intimidade/ proximidade e paixão/atracção física.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: