Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Deverás estar a falar de corrimento vaginal, sim, porque os rapazes também podem ter corrimento, adiante…

O corrimento vaginal é a saída de uma secreção que vem da vagina. O corrimento vaginal normal é em pequena quantidade, com um aspecto claro ou translúcido, fluido e sem cheiro intenso. A quantidade de secreção vaginal normal varia durante o ciclo menstrual (na altura da ovulação o corrimento é mais viscoso e em maior quantidade), durante o exercício físico e o período de excitação sexual que antecede as relações sexuais.

O corrimento vaginal torna-se anormal quando há um desequilíbrio entre os diferentes microorganismos que habitualmente se encontram na vagina (bactérias e fungos) causando uma inflamação da vagina (vaginite). Quando a vagina está inflamada o aspecto do corrimento altera-se, tornando-se mais abundante, com cor branca ou amarelo-esverdeada e com um odor intenso e incómodo. O corrimento anormal geralmente aparece associado a sintomas locais como prurido (comichão), ardor ao urinar e dor durante as relações sexuais.

Há algumas medidas que podem ser úteis na prevenção das inflamações da vagina e do colo do útero, mantendo as condições de normalidade das secreções vaginais como:

  1. uso de preservativo para evitar as doenças sexualmente transmissíveis
  2. não abusar de produtos de higiene feminina que alteram o equilíbrio da flora vaginal
  3. usar roupa interior de algodão e evitar o uso de roupa apertada que mantêm condições de humidade e calor favoráveis à proliferação de fungos
  4.  manter uma higiene adequada dos genitais e utilizar o papel higiénico de frente para trás quando se limpa a região anal após se defecar (para não contaminar a vagina com microrganismos existentes nas fezes)
  5. ter cuidado na utilização de sanitário públicos
  6. não abusar do uso de tampões, evitando sempre a sua permanência prolongada na vagina, pelo risco de desenvolvimento de infecções.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: