Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

O ciclo menstrual corresponde ao intervalo de tempo que decorre entre o início de uma menstruação e o começo da menstruação seguinte. O número de dias varia de mulher para mulher e é considerado normal entre 23 e 35 dias.

Há algo muito importante para saber acerca do período e que muitas pessoas têm dificuldade em perceber. Não podes medir o teu ciclo menstrual com exactidão antes de acabar (até que o programa esteja concluído, por outras palavras). Se quiseres saber quando foi a tua ovulação (repara na utilização do pretérito), contas para trás 14 dias, a partir do início do teu período seguinte, e podes calcular que a tua ovulação ocorreu por volta dessa altura. Também podes calcular qual foi a duração total do teu ciclo. Se tomares notas!

A ovulação e a menstruação são milagres. Se não acontecessem, nenhuma de nós estaria aqui! E espantosamente, acontece tudo no interior do teu corpo.

Na maior parte dos meses, não ocorre uma gravidez. Por isso, o útero executa periodicamente uma pequena limpeza doméstica; e quando nota que não há nenhum óvulo fertilizado – ovo – para nutrir, verte o revestimento macio e confortável, que preparou para o ovo se “aninhar”, saindo em forma de sangue.

Isto é o teu “período”. O “período” pode ser vermelho escuro ou castanho ferrugem. Ter período denomina-se menstruação. Constitui um acontecimento importante na vida das raparigas.

Tomas consciência da tua sexualidade e sabes que fisicamente podes ter filhos. Embora os períodos pareçam estranhos no início, depressa te habituarás e os aceitarás simplesmente como uma parte normal de ser mulher. Isto não significa que os períodos não possam ser problemáticos. Isto vai acontecer sempre, desde o início da puberdade até ao teu último período, quando tiveres quase, ou pouco mais de cinquenta anos. O fim dos teus períodos é denominado menopausa.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: