Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

As doenças de transmissão sexual são quase sempre graves, aliás como qualquer infecção, se não se tratam a tempo. Algumas delas são até bastante graves, como é por exemplo o caso da SIDA, para a qual não existe cura até ao momento.

É importante sabermos quais são os primeiros sintomas de algumas dessas doenças para serem detectadas logo que apareçam.

A sífilis manifesta-se no principio por uma pequena ferida situada nos órgãos genitais ou na mucosa da boca. Não é dolorosa e desaparece por si, sem que, no entanto, a doenças esteja curada. Ao fim de umas semanas aparece então uma mancha cor-de-rosa alaranjada.
A gonorreia manifesta-se por uma infecção dolorosa e purulenta (com pus) na uretra do homem e na vagina da mulher.
O herpes manifesta-se através de feridas nos órgãos sexuais ou à volta destes. Estas feridas podem ser muito dolorosas com a sensação de ardor. Por vezes o herpes é acompanhado de febre.
A SIDA, síndroma de imunodeficiência adquirida, é a designação para várias doenças que anulam ou modificam a defesa imunológica da pessoa, isto é, ao contrair uma ou mais dessas doenças o organismo perde a capacidade de recuperação.

A SIDA desenvolve-se através da infecção do vírus HIV, através do contacto sexual, sanguíneo e mãe/feto.

Enfª Carmen Santos

%d bloggers like this: