Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

  A exposição “Sexo… e então?!” é uma exposição sobre sexualidade e amor destinada especialmente aos pré-adolescentes, recomendada para a faixa etária dos 9 aos 14 anos, mas que, seguramente, interessará ao público em geral, em especial aos pais, professores e educadores.

Uma exposição, uma ética

Tratar a sexualidade é também uma ocasião para:

• Promover a igualdade entre os sexos;
• Transmitir aos adolescentes uma percepção positiva do amor e da sexualidade numa perspectiva de relação verdadeira;
• Promover valores fundamentais nas sociedades modernas, como o mútuo consentimento e o respeito.

A Exposição “Sexo… e então?!” cumpre também uma importante missão junto dos jovens; uma missão de informação, de prevenção e de protecção.
Esta exposição foi concebida pelo conceituado centro de ciência Cité des Sciences et de l’Industrie, em Paris, com o apoio de especialistas em educação sexual para a infância e adolescência, sendo desenvolvida com a colaboração directa de famílias, alunos e professores.
“Sexo… e então?!” mostra o amor e a sexualidade através da perspectiva humorística e irreverente de dois personagens carismáticos da banda desenhada, Titeuf e Nádia, com origem no livro “Le guide du Zizi Sexuel”, de Hèlene Bruller, com ilustrações do famoso cartoonista Zep. O livro foi editado em Portugal em 2004 pelas Edições Asa, com o nome “O guia da vida sexual da malta nova”

Uma exposição para descobrir em família, com a turma ou entre amigos. A equipa educativa do Pavilhão do Conhecimento prestará todo o apoio aos professores, que são por isso convidados a visitar gratuitamente esta exposição para melhor preparar as suas visitas.

Para os alunos dos 2º e 3º ciclos do ensino básico que visitam a exposição, aconselha-se a realização da actividade pedagógica “Sexo… e então?!”, que permite aprofundar e debater alguns dos temas abordados na exposição.

“Sexo… e então?!” pode ser visitada até 28 de Agosto de 2011.

Mais informação aqui

%d bloggers like this: