Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

“Direito à alimentação saudável”

No dia 15 de Outubro, iremos celebrar o Dia Mundial da Alimentação, antecipando a data oficial de 16 de Outubro, que comemora a criação da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), em 1945.   Durante o Dia Mundial da Alimentação, celebrado pela primeira vez em 1981, destaca-se um tema diferente, por ano, para o qual se focalizam todas as actividades. O tema proposto para este ano é “O Direito à Alimentação e a Luta Contra a Fome”.

O Agrupamento de Escolas de Anadia associa-se a este evento, assinalando o dia com uma reflexão sobre o direito a uma alimentação saudável, através do incentivo ao consumo de produtos hortícolas, focalizando-o na importância da Sopa na alimentação diária.

 

A importância da Sopa na alimentação 

A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional. Uma sopa é habitualmente um “prato” de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspectos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições.

Por outro lado, também desempenha funções no bom funcionamento do nosso intestino e nos mecanismos de regulação dos níveis de colesterol sanguíneo.

Portugal é o primeiro consumidor de sopa da Europa e o terceiro a nível Mundial. A nossa gastronomia é tradicionalmente uma gastronomia de sopas, sendo que muitos dos pratos hoje utilizados como principais derivaram de sopas. Ensopados, caldeiradas, jardineiras são exemplo de sopas mais ” secas ” porque diminuíram o seu conteúdo em água.  
Projecto de Educação para a Saúde

 Texto adaptado

%d bloggers like this: