Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Congresso de educação sexual

 

No dia 20 de Março, realizou-se em Lisboa, o 14º Congresso Educação Hoje 23S, sobre o tema “Educação Sexual nas Escolas – Propostas de Aplicação e Casos Práticos“. O Congresso, organizado pela Texto Editores, foi presidido pelo Professor Doutor Daniel Sampaio.

A E.B. 2,3 de Anadia esteve presente no Congresso realizado no Vip Grand Lisboa Hotel, antigas instalações da RTP. Em três dias esgotaram as 300 inscrições disponíveis, o que demonstra a pertinência do tema e a necessidade de informação, a partilha e a troca de experiências.

                                                                                                                            

 O Presidente do Congresso, Dr. Daniel Sampaio, apresentou a sua comunicação ” Papel dos professores Coordenadores de Saúde na Educação Sexual”, com base no relatório GTES (Grupo de Trabalho de Educação Sexual/Saúde, Ministério da Educação 2005-2007) tendo participado na sua elaboração. Na sua intervenção esquematizou o caminho a seguir, com base em boas práticas de muitas escolas e tendo sempre em conta as dificuldades do processo.

 Informou os presentes que a portaria que regulamentará a lei 60 de 2009 está pronta e será publicada brevemente. Relativamente à formação prevista na referida lei, informou que no 3º período as Direcções Regionais de Educação iniciarão o processo. Quanto aos Gabinetes de Informação e Apoio ao Aluno, os Ministérios da Educação e da Saúde estão a trabalhar no sentido de haver mais apoio por parte dos Centros de Saúde.

 

 A Drª Ana Filgueiras, vice-presidente da Associação “Cidadãos do Mundo”, apresentou a sua experiência na “Educação por pares”, nas potencialidades desta estratégia alertando, no entanto, para eventuais constrangimentos. Os trabalhos prosseguiram com a apresentação de casos práticos nas escolas:

  • A Drª Clara Marques da ES/3 D. Dinis de Coimbra, apresentou “A participação dos jovens na Educação Sexual em Meio Escolar”.
  • A Drª Isabel Carvalho da ES de Forte da Casa, apresentou “Educação Sexual e Afectiva numa escola secundária na zona da Grande Lisboa”
  •  A Drª Leonilde Lemos da escola profissional de Torredeita – Viseu, apresentou “Educação para os Afectos. a experiência de uma escola profissional intercultural”.

Após o almoço, a Drª Margarida Matos psicóloga clínica, apresentou algumas medidas para a implementação  do “Gabinete de Apoio ao Aluno nas escolas e a sua importância para a Educação Sexual”.

De seguida continuou a apresentação de casos práticos nas escolas:

  • A Drª Paula Peralta da escola EB23/S Lima de Freitas de Setúbal presentou a sua experiência de 15 anos de “Gabinete de Atentimento a Jovens”.
  • A Drª Carla Paixão da escola secundária Romeu Correia do Feijó apresentou “Uma experiência na área da sexualidade e dos afectos”.

Os trabalhos terminaram após um debate alargado no qual os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas, partilhar sucessos e insucessos, desabafos, etc.. Concluiu-se que há escolas com uma larga experiência na área da saúde, outras estão a iniciar e outras ainda não deram o primeiro passo. Ainda não se atingiu os 100% mas para lá se caminha. Existem muitas dificuldades e constrangimentos de vária ordem, mas é possível dar a volta aos problemas e prosseguir caminho em direcção ao objectivo final – melhorar a saúde/bem estar dos jovens. As escolas que partilharam as suas experiências provam que é difícil mas possível, o que incentivou muitos participantes a não desistir mas continuar o seu trabalho!

A coordenadora de ESES,Licínia Simões

%d bloggers like this: