Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

                        

 

No passado dia 24 de Novembro, ocorreu uma palestra coordenada pelo Centro de Saúde de Anadia, com o Doutor Mário Rui e com a presença da enfermeira Rosa. A palestra decorreu durante toda a tarde com os alunos do 9º ano, distribuídos por dois turnos.
Na palestra explicou-se como prevenir o VIH, tendo-se abordado as formas de contágio. Foi dada ênfase para as relações sexuais como uma das formas de contágio do vírus. Para evitar o contágio, deve usar-se o preservativo, que é o único método contraceptivo que, para além de prevenir uma eventual gravidez, previne também a SIDA. Durante toda a palestra, os alunos e professores foram colocando questões, mas o momento marcante seria no final da explicação do que é a SIDA:
-“A SIDA não mata mas vai matando” – foi esta a frase que mais marcou toda a palestra.
Como a palestra aconteceu uma semana antes do dia Mundial da Luta Contra a SIDA, os alunos do 9ºD, no dia 30 de Novembro, véspera do dia Mundial da luta contra a SIDA, afixaram no polivalente alguns trabalhos para assinalar a efeméride. Foram também distribuídos os laços que simbolizam a luta contra a SIDA, tendo-se iniciado esta distribuição pela Direcção da Escola e, seguidamente, pelos professores que se encontravam a leccionar nas diferentes salas. Estes trabalhos foram realizados no âmbito da disciplina de Ciências Naturais.
Em nome de todos os alunos agradeço a palestra.

 

 Beatriz Santos, 9ºD
Postado no CICLISTA