Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

O preservativo masculino é um invólucro de látex (borracha fina) pré-lubrificado ou em poliuretano ultrafino, que vem enrolado e é colocado no pénis em erecção antes de qualquer contacto genital, isto porque, mesmo antes da ejaculação existe a produção do líquido pré-ejaculatório que pode conter espermatozóides. O preservativo funciona como uma barreira física que impede os espermatozóides de entrarem na vagina, evitando assim uma gravidez e a transmissão de infecções. É um bom método contraceptivo eficaz, prático e seguro.

O preservativo feminino é um método contraceptivo que foi criado para ser colocado no interior da vagina, como que a “forrar” as suas paredes. É um método de barreira eficaz que evita a entrada dos espermatozóides e de agentes infecciosos na vagina.

Como vês existem preservativos masculinos e preservativos femininos. Devem usar um ou o outro, mas o preservativo masculino é muito mais eficaz, caso seja associado à utilização de espermicidas (cremes ou óvulos vaginais), que a mulher introduz na vagina antes da relação sexual.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: