Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Teoricamente, uma rapariga só pode engravidar a partir da menarca ou seja, a partir do momento em que, pela primeira vez na sua vida, é menstruada ou tem o período. Ocorre, geralmente, entre as idades de 9 e 16, mais vulgarmente os 10/13 anos.

Na prática, surgem gravidezes antes da menarca ser visível, ou seja antes de se ter o “período”. Por exemplo, em Fevereiro de 2003 uma menina Nicaraguense de 9 anos foi sujeita a um aborto terapêutico, por ter engravidado após uma violação. Em Março de 2004 uma rapariga guineense, de 10 anos, foi detectada grávida de 5 meses. Em 24 de Novembro de 2007 lia-se que “As autoridades espanholas estão a investigar o caso de uma criança de 11 anos, grávida de 3 meses, que deu entrada num hospital em Léon…”

Por razões de ordem física e mental, não só da futura mãe como do bebé, a idade mais aconselhável para uma rapariga ser mãe é entre os 18 e os 35 anos. Fora destes limites há maior risco de complicações durante a gravidez e parto, e uma maior probabilidade de nascer um bebé com anomalias.

Enfª Lígia Antunes

%d bloggers like this: