Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

No dicionário de língua portuguesa ternura é qualidade do que é terno; meiguice; disposição para os sentimentos suaves; afecto brando e carinho.

A cançãoTERNURA

 

A letra da canção

TERNURA
Roberto Carlos / Erasmo Carlos

Uma vez você falou,
Que era meu o seu amor
Que ninguém ia separar
Você de mim.
Agora você vem dizendo adeus
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?

Todo amor que eu guardei
A você eu entreguei
E eu não mereço tanta dor,
Tanto sofrer.
Agora você vem dizendo adeus
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?

Toda ternura que eu lhe dei
Ninguém no mundo vai lhe ofertar
E seus cabelos só eu sei como afagar.
O meu pobre coração
Já não quer mais ilusão,
Já não suporta mais sofrer ingratidão.
Agora você vem dizendo, dizendo adeus.
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?

Agora você vem dizendo, me dizendo adeus.
O que foi que eu fiz
Pra que você me trate assim?
Toda ternura…

O poema – TERNURA

Ternura
(Vinicius de Moraes)

Eu te peço perdão por te amar de repente
Embora o meu amor seja uma velha canção nos teus ouvidos
Das horas que passei à sombra dos teus gestos
Bebendo em tua boca o perfume dos sorrisos
Das noites que vivi acalentado
Pela graça indizível dos teus passos eternamente fugindo
Trago a doçura dos que aceitam melancolicamente.
E posso te dizer que o grande afeto que te deixo
Não traz o exaspero das lágrimas nem a fascinação das promessas
Nem as misteriosas palavras dos véus da alma
É um sossego, uma unção, um transbordamento de carícias
E só te pede que te repouses quieta, muito quieta
E deixes que as mãos cálidas da noite encontrem sem fatalidade o olhar.

