Skip to content

O cantinho dos afetos… e da saúde

Agrupamento de Escolas de Anadia

Não sabes, mas és tu que deves decidir que tipo de beijo queres. Mas, se estiveres atenta consegues interpretar os sinais. Primeiro vem o simples toque de lábios, o “chocho”, e depois… o famoso “french kiss”, ou o beijo francês ou mesmo um “linguado” na linguagem corrente. O beijo pode ser uma fronteira num encontro amoroso ou um compromisso maior. É o começo de uma nova etapa onde comunicámos e damos a entender que nos estamos a entregar a alguém. Beijar é muito natural e instintivo.

Não tem que se gostar de todos os beijos e quando assim for nada como fechar a boca gentilmente, beijar nos lábios e sorrir, a(o) parceira(o) irá perceber a dica. Os beijos devem ser consensuais. É preciso ter a permissão de alguém para beijar de língua e ela/ele pode simplesmente não querer dar um “french kiss”. Se a pessoa não responder de acordo, ou se afastar, o ideal é não forçar a situação, fica para a próxima vez. Se realmente gostas dos beijos, diz-lhe isso! Partilhar a intimidade através de palavras é a forma mais sensual que existe.

Ao beijar deverás ter alguns cuidados:

  •       Não sustenhas a respiração, respire pelo nariz naturalmente.
  •       Chocar com os teus dentes nos da outra pessoa é um acidente comum que poderá ser uma situação bastante embaraçosa e mesmo dolorosa. Se estiverem calmos e descontraídos, conseguirão evitar esta situação.
  •       Se ambos usam aparelhos nos dentes é importante que os dois tenham cuidado para não tocarem com os aparelhos um no outro, nem passarem a língua pelo aparelho, pois existe sempre o risco de corte.
  •       O mau hálito poderá arruinar qualquer beijo, por muito bom que o beijo seja. Ter um hálito fresco é fundamental para um bom beijo. Tem uma boa higiene oral: Passa o fio dentário diariamente (isto é fundamental), escova os dentes e não te esqueças de escovar a língua.
  •       Outro factor essencial antes de beijar alguém, e para não sentir nenhuma repulsa da parte da outra pessoa, é não ingerir alimentos de forte odor principalmente alho, cebola, atum e leite.
  •       Não te esqueças que beijar um cinzeiro também não é nada agradável, por isso não fumes!

Curiosidades:

*  O dia do beijo de língua, “linguado”, é comemorado a 13 de Abril.

*  No beijo são movimentados 29 músculos da face.

*  Estima-se que em toda a vida as pessoas dão cerca de 24 mil beijos.

*   Além de tudo isso um beijo de língua tem o poder de queimar até 12 calorias em 10 segundos.

*  Devido à intimidade associada, o beijo em público é considerado falta de educação em muitos lugares do mundo.

*  Em lugares como Israel, o beijo de língua é culturalmente considerado indecente.

Enfª Lígia Antunes

About these ads

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

Junte-se a 25 outros seguidores

%d bloggers like this: